sábado, 10 de dezembro de 2011

CAPSES desenvolve ações para mobilização no dia Mundial de Luta contra a AIDS



A Área Técnica de DST /AIDS e Hepatites Virais da CAPSES, desenvolveu diversas atividades, mobilizando servidores da SMS para atuar no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, e nos dias seguintes.

Este ano, o dia 1º de dezembro, data escolhida mundialmente para expressar a luta contra a AIDS, recebeu um reforço expressivo de ações coordenadas pela AT de DST / AIDS / Hepatites Virais e desenvolvidas pela Rede em toda cidade.  A Abertura das atividades, no dia 1º, ocorreu às 10 horas da manhã, na esquina democrática e contou com a participação do Secretário Adjunto da SMS, Marcelo Bósio, além de outros representantes da SMS.

Nas Unidades de Saúde aonde já há realização do teste rápido para detecção do HIV em gestantes, foram ampliados a todo população, para que qualquer que adentrasse em um dos serviços de saúde, pudesse estar realizando o teste diagnóstico.


Também foram realizadas ações de visibilidade, como as BLITZES em 128 sinaleiras de trânsito da Capital, que continham faixas, publicizadoras com as seguintes frases : “ POA faz teste HIV / AIDS, você já fez ?” e  “AIDS. Se você não lembra, a gente lembra !!! ”

Ambas as frases atentam, não somente para o esclarecimento em relação ao acesso ao exame, mas sobre tudo, para a responsabilidade do usuário em realizar o teste e aderir ao tratamento adequado, como também pela responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de lembrar a relevância que esta epidemia representa nesta cidade, e garantir à população o acesso aos tratamentos.







Outras ações de abordagem direta de jovens foram realizadas em outros pontos da cidade, nos dias seguintes. Na sexta-feira, uma equipe de servidores distribuiu preservativos, folder´s explicativos e gel lubrificante para o publico presente na “Descida da Borges”, no Centro de Porto Alegre.
Na noite de sexta-feira, integrantes das principais escolas de samba da Capital participaram do evento embalados pela bateria da Estado Maior da Restinga e com a empolgação do intérprete Joel Alves, da Império do Sol. O público presente recebeu os profissionais de forma muito harmoniosa e com brincadeiras a cerca do tema. Diversos elogios e agradecimentos à ação promovida.




 A ação de promoção e prevenção nos “Embalos de Sábado à Noite”, realizada na noite de sábado, fora direcionada aos bares da Cidade Baixa, aonde a equipe novamente se fez presente, distribuindo os insumos e promovendo a conscientização da população, sobre a necessidade do uso do preservativo.
Já no domingo, dia 4 de dezembro, o horário e os locais escolhidos para abordagem foram outros, como o Brique da Redenção e o próprio parque, a orla da Usina do Gazômetro e a orla de Ipanema, no período do início da tarde ao entardecer. Novamente a receptividade do publico fora positiva, com destaque do publico jovem, em relação à satisfação pelo recebimento de gel lubrificante.   
Considerando as solicitações da comunidade, a adesão das pessoas e a representação que estas ações tiveram para SMS, a CAPSES pretende planejar uma programação específica a fim de atender as necessidades de públicos mais vulneráveis socialmente e vinculadas aos ensaios que antecedem o Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião