quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

DESCENTRALIZAÇÃO DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA EM DST/HIV/AIDS


Os novos números da AIDS (doença já manifesta) no Brasil, atualizados até junho de 2010, contabilizam 592.914 casos registrados desde 1980. A epidemia continua estável. A taxa de incidência oscila em torno de 20 casos de AIDS por 100 mil habitantes. Em 2009, foram notificados 38.538 casos da doença. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da AIDS.
                     Porto Alegre encontra-se, na conjuntura atual, em situação de alerta epidemiológico em relação aos casos de HIV/AIDS, com uma incidência de 90.58 casos por 100.000 habitantes despontando em primeiro lugar no Brasil. Segundo dados da Vigilância em Saúde, o total acumulado de casos de AIDS notificados em residentes do município, de 1983 a dezembro de 2010, é de 21.005, o que confirma a magnitude da epidemia.
                         Em se tratando da realidade da capital, a Gerência Distrital Partenon/ Lomba do Pinheiro contabiliza 224 notificações de casos novos no ano de 2010, sendo a região com maior incidência de casos e por isso foi à escolhida para dar início à descentralização das ações.
.                   Diversos estudos realizados mostram que 40% da mortalidade de AIDS está associada ao diagnóstico tardio e que o paciente que inicia tardiamente o seu tratamento tem um risco 49 vezes maior de morrer do que quem começa o acompanhamento no período adequado. 
            Para reverter esse quadro, a Área Técnica de DST|HIV|AIDS decidiu implantar novas estratégias que favorecessem o acesso do público alvo ao diagnóstico precoce. Quanto antes, as pessoas tiverem conhecimento do HIV e derem início ao tratamento, terão mais benefícios e aumento da qualidade de vida, além de diminuir a cadeia de transmissão.
          Durante os meses de agosto e setembro de 2011, 77 profissionais (médicos e enfermeiros) das 22 unidades da Gerência Partenon/ Lomba do Pinheiro foram capacitados para a implantação do aconselhamento, teste rápido e assistência aos portadores assintomáticos.
          Em 08/11/2011 a USF Maria da Conceição foi a primeira unidade a implantar a testagem, seguida da USF São Pedro, USF Lomba do Pinheiro e USF Ernesto Araújo. A descentralização está ocorrendo com a presença nas unidades da equipe matriciadora que já está com visitas agendadas com o restante dos serviços, devendo contemplar a totalidade daquela rede de atenção primária até a metade do mês de dezembro.
          Porto Alegre vem também despontado com um alto índice de transmissão vertical. Dessa forma, a Área Técnica de DST/HIV/AIDS em parceria com a Área Técnica da Saúde da Mulher decidiu capacitar os pré-natalistas das Gerências Distritais Glória/Cruzeiro/Cristal, Norte/Eixo Baltazar, e Restinga/ Extremo Sul para a implantação e execução de teste rápido como diagnóstico em todas as gestantes usuárias daqueles serviços. A escolha das Gerências se deu em função de concentrarem uma grande incidência de nascidos vivos do Município.
          Em 18/10/2011 148 pré-natalistas das Gerências já citadas começaram uma capacitação para a implantação de teste rápido para HIV e Sífilis nas consultas de pré-natal. O término da capacitação está previsto para 08/12/2011, quando a equipe responsável inicia a elaboração do matriciamento com vistas a introduzir a testagem nas unidades capacitadas.
Por Lúcia Escobar                                                    Consultora Técnica
AT DST/AIDS/Hepatites Virais
CAPSES                             
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião