quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

HMIPV divulga comunicado referente aos novos cartões de coleta para o Teste do Pezinho


          O serviço de Referência em Triagem Neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas divulgou através de um comunicado oficial, informações a cerca do fluxo e utilização dos novos cartões de coleta para o teste do pezinho, que já estão sendo distribuídos às Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família. A equipe do laboratório de Triagem Neonatal colocou-se à disposição para dúvidas e esclarecimentos, dos servidores da Rede.

Segue na íntegra, o comunicado oficial do HMIPV:




COMUNICADO 

Dando continuidade a organização de toda rede de coleta do “teste do pezinho” no estado do Rio Grande do Sul, estaremos encaminhando um novo modelo de cartão de coleta, com 5 áreas no papel filtro. Solicitamos que as seguintes informações sejam repassadas para todas as equipes:
1-                       Esta mudança nos cartões de coleta não significa que iniciamos a triagem de fibrose cística no estado do RS. Ainda estamos aguardando autorização do Ministério da Saúde para o início deste diagnóstico.
2-                       Os cartões de modelo antigo, com 4 círculos, devem e podem continuar sendo utilizados nas rotinas normais dos postos.
3-                       Quando os postos de coleta terminarem de usar os modelos antigos, e iniciarem o uso dos cartões novos, devem preencher com sangue todos os espaços indicados no cartão de coleta (5 círculos), independente de termos iniciado ou não a triagem de fibrose em nosso estado.
4-                       Ressaltamos a importância do preenchimento completo com sangue, de todas as áreas indicadas no papel filtro. Pequenas quantidades de sangue coletado podem inviabilizar a execução dos exames, gerando a necessidade de nova coleta de material e atraso no diagnóstico.

                                                                    Por Simone Martins de Castro                                     Responsável Técnica
Laboratório de Triagem Neonatal RS
Fone: (51) 3289-3048/3046

2 comentários:

  1. Oi Lívia,
    Gostaria de agradecer a oportunidade de divulgar nosso trabalho no blog. A apresentação do texto ficou excelente.
    Temos outras informações importantes para serem repassadas para todas as unidades. Podemos contar com a tua colaboração nesta divulgação?
    Simone Castro - Responsável Técnica do laboratório de Triagem Neonatal do RS.

    ResponderExcluir
  2. Olá Simone,

    Agradecemos o comentário e nos disponibilizamos a contribuir na divulgação do trabalho realizado por todos do HMIPV, considerando nossa parceria e articulação conjuntas.

    Atenciosamente,

    Lívia Lávina

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião