segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Secretaria Municipal de Saúde participa de evento no bairro Restinga

             Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, assim como o próprio Secretário Carlos Henrique Casartelli, estiveram presentes em evento promovido pela Rede Record no bairro Restinga. O evento teve como objetivo apresentação do Programa Balanço Geral naquela região, contando ainda, com a participação da Secretaria Municipal de Educação, Departamento Municipal de Águas e Esgotos, Departamento Municipal de Limpeza Urbana, e Procempa.
O Prefeito José Fortunatti, em um ato simbólico, distribuiu as chaves de uma residência do residencial Repouso do Guerreiro, à uma representante contemplada da comunidade. O empreendimento pertencente ao Governo Federal compõe o Programa Minha Casa, Minha Vida, que no âmbito do município de Porto Alegre, tem participação direta do Departamento Municipal da Habitação.



O Secretario Casartelli deu início ao piloto de implementação do Cartão Nacional de Saúde, o Cartão SUS, que retorna modernizado, a fim de permitir aos usuários acesso dinâmico e qualificado. Casartelli, destacou que "o cartão constitui-se como um documento legítimo para o usuário acessar e utilizar o Sistema Único de Saúde, e que futuramente permitirá o registro de um histórico de consultas, exames, e retiradas de medicamentos de forma personalizada." Referiu ainda, que "o Ministério da Saúde retoma a implementação do Cartão Nacional de Saúde, aperfeiçoando sua tecnologia e vinculando sua utilização ao faturamento de procedimentos e consultas, o que resultará em transparência e controle de gastos públicos, vindo ao encontro deste processo que Porto Alegre, hoje se encontra, que é o de informatização total da Secretaria.
Além da realização do Cartão SUS, a SMS disponibilizou à comunidade do bairro Restinga outros procedimentos como: Verificação de pressão arterial, verificação de hemoglicoteste, que tem por objetivo a mensuração dos níveis de glicose no sangue, além da orientação na escovação dos dentes, distribuição de escovas, fio dental e cremes dentais. Foram distribuídos também preservativos masculinos e informativos com orientações gerais sobre doenças e hábitos saudáveis.




A Coordenação da Atenção Primária, Serviços Especializados e Substitutivos agradece à todos os servidores que abdicaram do seu sábado, em especial, aos servidores das Unidades de Saúde da Família Ponta Grossa, Chácara do Banco, e Quinta Unidade, por contribuírem e envolverem-se na realização deste trabalho. A Assessora Técnica Marisa da Gerência Distrital de Saúde Restinga e Extremo Sul, assim como as enfermeiras Juliana, Karen e Maria Helena, pela condução dos trabalhos. Faz-se, necessário, destacar o trabalho da servidora Gladis, Coordenadora da Inforede que pessoalmente acompanhou todo este processo, como também do colega Sebastião, Coordenador do Setor de Informática da SMS e da servidora Maria Moro, responsável pelo Cartão SUS. Aos parceiros da GSH e colegas da Procempa, nossos agradecimentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião